quinta-feira, 13 de março de 2014

Espetinho de gafanhoto, nem pensar!

Espetinho de gafanhoto, nem pensar !
Espremido entre o sábado, tudo de bom, e a segunda-feira, o terror da semana”, o domingo para as primas Júlia e Luísa significava família reunida, em almoço na casa da avó Rosa. Ainda no clima de uma divertida aula de surfe na véspera, uma conversa sobre “ondas” leva a uma pesquisa na internet sobre o tsunami ocorrido na Tailândia em 2004. E de uma despretensiosa história contada numa tarde de domingo, surge o destino das férias que se aproximavam!
Depois de explorar a Índia e o Nepal em O hambúrguer era de carneiro, o trio criado pela escritora e viajante convicta Daniela Chindler resolve desbravar a Tailândia e o Vietnã em Espetinho de gafanhoto, nem pensar! . A ideia de aventura sobre ondas gigantes não empolgou muito as meninas, acostumadas a surfar apenas uma marola. Mas a avó já estava “com aquela cara de quem já tinha um plano, e envolvia túneis subterrâneos, insetos fritos, trekking nas montanhas, templos de ouro, campos de elefantes”.
Em meio aos preparativos para a viagem, as meninas escolheram um diário de bordo para registrar a aventura nos “países de olhos puxados”, como sempre faziam durante as viagens com a avó.
Na Tailândia, um mundo totalmente novo: hotéis luxuosos, templos sagrados, histórias antigas, diferentes representações de Buda, “mulheres-girafa”, escolas de massagem, amuletos da sorte e uma curiosa barraquinha vendendo temíveis salgadinhos, que incluíam grilos, escorpiões, baratas, gafanhotos e minhoquinhas fritas e com pimenta. A aventura ficou ainda mais divertida quando, em visita a um parque temático, receberam um abraço de tromba de elefante, bem apertado.
No próximo destino, Vietnã, o trânsito tumultuado do lugar levou as meninas a adotarem uma filosofia de “safári africano” no trânsito de Saigon, como conselho da avó. No mercado flutuante, os vendedores, a bordo das suas barraquinhas-canoas ou barcos, vendiam legumes, frutas e água de coco. Entre as inúmeras curiosidades locais, elas descobrem que “os vietnamitas usam as cobras como ingredientes de vários medicamentos. Quanto mais venenosa a cobra, maior a sua reputação e mais caro o seu preço”.
Em ambas os países, as jovens turistas descobriram um incrível patrimônio histórico-cultural, que é contado em detalhes no livro, proporcionando à garotada uma verdadeira viagem. As belas ilustrações de Suppa ajudam a retratar, de forma divertida, a paisagem e o clima mágico e exótico do sul da Ásia.

terça-feira, 11 de março de 2014

No reino da pontuação

 "O que aconteceria se o travessão entrasse em guerra com o ponto e vírgula? Neste capricho poético, a fantasia alia-se ao ritmo e os sinais de pontuação ganham vida, com vontade e motivação próprias.
Publicado originalmente em 1905 por Christian Morgenstern, poeta que explorou os limites da lógica, No Reino da Pontuação atualiza-se na surpreendente releitura gráfica da designer anglo-indiana Rathna Ramanathan."
 


quinta-feira, 6 de março de 2014

1ª REUNIÃO DO PROJETO MEDIADORES DE LEITURA 2014

ATENÇÃO ALUNOS DO PROJETO MEDIADORES DE LEITURA: 1ª REUNIÃO:
SEGUNDA, 10 DE MARÇO, DAS 13H30 ÀS 14H15

NESTE DIA, NÃO ACOMPANHAREMOS AS CLASSES, IREMOS APENAS DEFINIR OS DIAS E HORÁRIOS PARA CADA GRUPO.

SOLICITEM AOS PAIS AUTORIZAÇÃO SEGUINDO O MODELO:

"EU, _____________(nome do responsável)_______________, RESPONSÁVEL LEGAL PELO MENOR __________________(nome do aluno)___________, DO ____ ANO ___ DA EMEF NELSON PIMENTEL QUEIROZ, AUTORIZO-O A PARTICIPAR DA PRIMEIRA REUNIÃO DO PROJETO MEDIADORES DE LEITURA 2014, SEGUNDA-FEIRA, 10 DE MARÇO DE 2014 DAS 13H30 ÀS 14H15.


_____________________________________
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL"


ATÉ LÁ,
LUCIANA HILST
POSL - Professora Orientadora de Sala de Leitura